Hoje vamos te mostrar 3 estudos de caso que vão te impressionar! Está buscando por inspirações de logotipos e não sabe por onde começar? Vamos te guiar!
Vamos começar, por um logotipo de uma das mais influentes marcas do mundo no segmento de esportes (tênis, vestuário e relacionados), que dedica uma atenção enorme ao design e ao marketing: Nike.
Vamos a algumas curiosidades para te guiar na inspiração de logotipos?
- O nome remete a deusa grega da velocidade e vitórias, Niké. Além da coerência,é um nome curto e fácil de lembrar, né?
- A criadora do logotipo da Nike foi uma americana Carolyn Davidson, que era estudante de design gráfico.
- Já adianto que o reconhecimento de seu trabalho em algum momento chegou (após alguns anos), mas uma curiosidade é que a designer recebeu na época da criação apenas 35 dólares pelo trabalho! (foram 17 horas para a criação, 2 dólares por hora).
- O símbolo é conhecido como Swush. “Uma marca de seleção arredondada com pontas afiadas.”
- Existe a afirmação de que o símbolo representa uma asa de uma mulher celeste e outra teoria que acredita ser um fragmento invertido de uma esteira, mas Phil Knight (criador) negou. Segundo ele, é apenas um sinal gráfico, simplesmente um desenho que representa energia e movimento.
- A tipografia sofreu algumas modificações durante os anos e ícone também passou por modificações em suas cores. (Confira nas imagens).
Fonte: www.exame.com , www.logomarcas.net
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a famosa Nike? Sendo assim, vamos conhecer mais dois estudos de caso para te guiar na inspiração de logotipos!
Nosso segundo estudo de caso para te dar inspiração de logotipo, é nada mais, nada menos, do que a grande Pfizer!
Dessa forma, para te mostrar um pouco mais sobre essa grande marca, vou te mostrar algumas curiosidades sobre a evolução do logotipo deles!
Curiosidades:
- A primeira versão é de 1849, bem coerente com a época.
- Em 1948 temos o primeiro redesign, apresentando uma ideia que se manteve até hoje: a ligadura entre o “f” e “i”.
- Em 2009, a empresa buscava uma atualização em seu logotipo, de maneira que mantivesse a equidade da marca (já existente) e que fosse capaz de refletir as mudanças sofridas durante as últimas décadas, inclusive toda a sua expansão. A mudança de girar levemente o logotipo oval, aumentar o brilho e alterar a tipografia, apresentou a identidade visual de forma mais acessível e jovem.
Em 2021, devido ao contexto de pandemia, o nome da marca está muito exposto, e a empresa investiu mais uma vez em um redesign.
- A alteração se apresentou de maneira mais moderna, a forma curvilínea foi abandonada, assim como o último tom de azul. As cores são apresentados em um gradiente, ganhando um tom de roxo e azul-escuro. A tipografia é a Noto Sans.
- O novo símbolo representa espiral do ADN.
Ao observar os espaços presentes entre as tiras, é possível remeter à tradicional forma oval. - ”O logo anterior simbolizava o formato de um comprimido, representando a atuação da Pfizer como indústria farmacêutica focada na produção e comércio de medicamentos.
A nova identidade visual da Pfizer acompanha um logo formado por duas hélices de DNA, espiralando para cima. Dessa forma, as duas formas interligadas representam a paixão e dedicação à ciência por trás de nossas soluções e ao bem-estar de nossos pacientes, consolidando nosso compromisso com a inovação.”
Fontes:
Livro: Design de logotipos – Matthey Healey
Site: www.pfizer.com.br
Blog: www.logotipo.pt
E aí, conhecia alguma dessas curiosidades sobre a Pfizer? Deu para pegar inspirações de logotipos?
Enfim, vamos te mostrar mais um estudo de caso. E ele é nada mais, nada menos do que o grande Walmart, a maior loja de varejo dos Estados Unidos! Com certeza esse estudo de caso vai te dar muitas inspirações de logotipos!
Então, vamos falar algumas curiosidades para você conhecer mais sobre as mudanças do logotipo do Walmart:
- O novo logotipo eliminou o hífen entre as letras “L” e “M”, sendo assim substituindo a tipografia anterior por uma mais acessível.
- Um novo símbolo, “uma centelha” do lado direito do nome, substituiu a estrela de cinco pontas que havia entre as letras “L” e “M” no logotipo antigo. Ela significa a energia de “viver melhor”.
Ah, e você sabia que a parte de cima da centelha foi desenhada para ser a letra “W” e a parte de baixo para ser a letra “M” ?
Fonte:
Livro: Design de logotipos – Matthey Healey
Assim concluímos esta postagem!
E aí, o que você achou desses estudos de caso? Qual é o seu preferido?
Tem uma ideia para um logotipo mas não sabe como criá-lo? Venha conhecer nossos serviços de Identidade Visual!